Nossa História

Fundada em 1966 pela Mestra Budista Cheng Yen, em Taiwan, a Tzu Chi é uma organização não governamental sem fins lucrativos, cuja missão é ajudar os pobres e aliviar os sofrimentos da humanidade.

Iniciada modestamente na cidade Hualien, a missão de caridade, com o passar do tempo, foram acrescidas às missões de Assistência Médica, Educação, Cultura humanitária, Ajuda Internacional em desastres naturais, Doação de Medula Óssea, Proteção Ambiental e Voluntariado nas Comunidades. A fundação Tzu Chi espalhou-se pelo mundo e tem filial em 51 países, atendendo mais de 90 nações. Segundo ensinamento da Mestra é imprescindível os voluntários da Tzu Chi cultivarem os valores como: sinceridade, integridade, fé e honestidade para desempenhar nas ações humanitárias com bondade, misericórdia, alegria e generosidade (doar). Transcendendo os limites da etnia, nacionalidade, língua e religião. Os voluntários servem ao mundo com a empatia de que “a sua dor é a minha dor”.

A Fundadora

Nascida em 1937, a Mestra Cheng Yen tornou-se monja budista aos 25 anos, recebeu o ensinamento de seu mestre de:  “Faça pelo Budismo e faça por todos os seres vivos”. Atenta e sensível ao sofrimento alheio, iniciou uma arrecadação modesta de moedas com 30 donas de casa através de cofres de bambu, que eram suas seguidoras laicas, e aos poucos mais e mais pessoas aderiram ao movimento. Certa vez, um voluntário apontou que o custo de sua viagem a certa área remota para arrecadar doação era maior do que o valor arrecadado. A Mestra respondeu-lhe que dar a oportunidade às pessoas de doarem era mais importante do que a doação em si, pois assim as sementes de amor eram plantadas em cada colaborador.

"O futuro é uma ilusão, o passado é uma memória. Agarre-se à bondade que está em nosso coração neste momento presente e tenha cuidado para cumprir os deveres que temos em mãos."

Jing-Si Aforismo

Filosofia

Tzu Chi está firmemente enraizado na filosofia budista. Nós nos esforçamos para agir moralmente, ser conscientes e autoconscientes e procurar alcançar a sabedoria suprema, ou iluminação (“bodhi” em sânscrito). Nosso objetivo é despertar grande compaixão por todos os seres em nossos corações e caminhar por um caminho amoroso de ação altruísta servindo aos outros.

Saiba mais sobre a trajetória da Tzu Chi no Brasil

Conheça nosso histórico de atividades nacionais e internacionais